Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18179
Título: Ensino de língua portuguesa no programa novo Mais Educação: relatos de uma experiência...
Autor(es): Cândido, Janaína da Silva
Palavras-chave: Programa Novo Mais Educação
Língua portuguesa - ensino
Educação integral
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como o ensino de leitura e escrita é apresentado na oficina de língua portuguesa, desenvolvida no macrocampo de acompanhamento pedagógico, através do Programa Mais Educação. Para consecução deste objetivo, propomos refletir sobre concepções de educação integral e de educação em tempo integral por meio de uma revisão bibliográfica. Em seguida, discutir a proposta do Programa Novo Mais Educação, propiciando uma análise sobre o ensino de leitura e escrita nas oficinas de acompanhamento pedagógico em língua portuguesa com base no que prever os documentos orientadores. Por último, intentamos descrever as oficinas desenvolvidas numa escola dos anos finais do ensino fundamental, através de um relato de experiência. A proposta está embasada numa perspectiva que compreende o ensino de língua portuguesa como uma atividade de interação, na qual mobilizamos recursos para ampliar a competência comunicativa dos estudantes e contribuir com suas práticas sociais de linguagem. Estamos interessados numa discussão que tenta repensar o ensino de língua portuguesa, fortemente marcado pelo ensino da gramática normativa através de exercícios simples de nomenclatura gramatical e frases soltas. Para tanto, referenciamos nosso estudo numa análise dos documentos curriculares brasileiros, mais pontualmente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para compreendermos os gêneros discursivos como centro da aula de português, organizando-a nos eixos de leitura, escrita e análise da língua, estabelecendo uma conexão com o que propõe o documento orientador do Programa Novo Mais Educação. Estabelecemos um diálogo teórico-metodológico POSSENTI (2012), ANTUNES (2003), GERALDY (2012), dentre outros autores. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, realizamos uma releitura dos referenciais teóricos e, em um segundo momento, dialogamos com as propostas curriculares para o ensino de gramática na escola. Argumentamos que o ensino de língua portuguesa no Programa Novo Mais Educação precisa ser reorientado pelas práticas de linguagem contemporâneas e os gêneros do discurso, partindo de situações reais do uso da língua pelos estudantes.
Descrição: CÂNDIDO, J. da S. Ensino de língua portuguesa no programa novo Mais Educação: relatos de uma experiência... 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18179
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaína da Silva Cândido.pdfPDF - Janaína da Silva Cândido5.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.