Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18180
Título: A performatividade de gênero de Basil Hallward em O retrato de Dorian Gray
Autor(es): Souza, Giovane Alves de
Palavras-chave: Performatividade
Homoerotismo
Oscar Wilde
Data do documento: 2018
Resumo: Entre sentimentos, valores e costumes é comum vermos o comportamento humano sendo retratado nos livros, em espaços específicos ao longo da História. Logo, livros como O retrato de Dorian Gray (1891), de Oscar Wilde, não fogem à regra, e nele é possível descortinar as mais diversas facetas do indivíduo, especialmente no que compete à sua sexualidade. A destreza de Wilde nos permite, através da leitura do romance, compreender os valores morais da Inglaterra Vitoriana através da vivência de homens que fogem dos padrões a eles impostos. Posto isso, o presente trabalho tem como objetivo tratar da sexualidade desviante dos padrões em O retrato de Dorian Gray, especialmente no que se refere à personagem Basil Hallward, cujo comportamento, dentre as personagens do romance, se mostra o mais subversivo. Para tal, fundamentamos o nosso estudo com textos de Judith Butler (2016), que teoriza sobre a performatividade de gênero e o desdobramento da sexualidade humana, assim como textos de Nicholas Frankel (2013) e Tom Ambrose (2011), que tratam, respectivamente, do conteúdo do livro e de personalidades famosas que também desviavam desses padrões, tais como Lorde Byron e o próprio Wilde.
Descrição: SOUZA, G. A. de. A performatividade de gênero de Basil Hallward em O retrato de Dorian Gray. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18180
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giovane Alves de Souza.pdfPDF - Giovane Alves de Souza6.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.