Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18184
Título: A Geografia e a agricultura familiar: um estudo de caso na comunidade rural Agrovila Ribeiro Novo, Alagoinha/PB
Autor(es): Diniz, Jailma de Araújo
Palavras-chave: Agricultura familiar
Geografia agrária
Comunidade rural
Data do documento: 2018
Resumo: O estudo teve como objetivo, fazer uma análise das práticas agrícolas desenvolvidas pelo os agricultores familiares na comunidade rural Agrovila Ribeiro Novo, situada na parte sudoeste do município de Alagoinha/PB, na porção oriental do Planalto da Borborema. Na localidade residem 40 famílias, a maioria delas tem na agricultura familiar a sua principal fonte de produção de alimentos. Culturas como: milho (Zea mays), macaxeira (Manihotutilisima), cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.), feijão (Phaseolus vulgaris), fava (Phaseolus lunatus) e inhame (Dioscorea spp) são os principais produtos adquiridos do cultivo pelos agricultores familiares. Na área também existem atividades agroindustriais de pequeno porte ao exemplo de quatro engenhos, sendo três em funcionamento e um desativado, já na comunidade existe uma casa de farinha, hoje desativada. A comunidade foi criada no ano de 1983, pelo Programa de Apoio às Populações Pobres das Zonas Canavieiras do Nordeste (PROCANOR). Existe a Associação dos Moradores Rurais de Ribeiro Novo responsável pela organização das atividades camponesas locais. A maioria dos proprietários são minifundiários, com áreas entre 2 a 4 hectares, algumas famílias não possuem terra, mas cultivam em terras alheias. A base teórica do estudo contou com uma revisão bibliográfica de autores acerca da problemática. Entre os referenciais teóricos podemos destacar Buainain (2008), Fauth (2008) e Moreira e Targino (1997). Se tratou de um estudo de caso, em que o método e técnicas de pesquisa foram traçados a partir da Observação Participante, Whyte (2005), com um estudo em que a pesquisadora é parte integrante da comunidade, bem como, com a pesquisa empírica a partir de trabalhos de campo. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com os principais sujeitos do estudo, os agricultores e agricultoras familiares da comunidade rural Agrovila Ribeiro Novo e o levantamento de dados documentais a respeito da criação da comunidade. Partindo dessa lógica, com o trabalho se conseguiu analisar as dinâmicas decorrentes da agricultura familiar, reconhecida como maior produtora de alimentos para o consumo interno no país e também pela geração de empregos e desenvolvimento econômico local.
Descrição: DINIZ, J. de. A. A Geografia e a agricultura familiar: um estudo de caso na comunidade rural Agrovila Ribeiro Novo, Alagoinha/PB. 2019. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18184
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailma de Araújo Diniz.pdfPDF - Jailma de Araújo Diniz15.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.