Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18185
Título: Poesia na escola: uma experiência na prática docente
Autor(es): Silva, Maria de Fátima Cruz da
Palavras-chave: Poesia infantil
Leitura e escrita
Escola
Data do documento: 2018
Resumo: A poesia é uma das mais antigas formas de expressão do ser humano, a partir da qual é possível expressar sentimentos, emoções e experiências, além de transmitir cultura ao longo do tempo. Com este trabalho procuramos investigar, como a poesia infantil vem sendo trabalhada no contexto escolar, especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para melhor incentivo à leitura e práticas de escrita e como a ação docente motiva essas práticas. Para tanto realizamos uma pesquisa-ação de caráter qualitativo, onde relatamos nossa experiência com a poesia em sala de aula. Pesquisa desenvolvida na Associação Comunitária Nova Vida (ACNV), mais precisamente no seu núcleo Casa Novo Futuro (CNF), localizada na cidade de Sapé-PB. Nosso trabalho encontra-se fundamentado na abordagem teórico- metodológica de autores como AMORA (1999), MURRIE (2001), MOISÉS (2000), COELHO (1984), BORDINI (1986, 1989), REGO (1995), SORRENTI (2009), entre outros, possibilitando-nos articular teoria e prática. A pesquisa permitiu visualizar a importância da leitura e do ensino de poesia infantil na escola e comprovar que o trabalho com esse gênero literário desperta a imaginação e a criatividade das crianças incentivando o gosto pela leitura e contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento da escrita.
Descrição: SILVA, M. de F. C. da. Poesia na escola: uma experiência na prática docente. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18185
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima Cruz da Silva.pdfPDF - Maria de Fátima Cruz da Silva6.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.