Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18193
Título: Inclusão de alunos surdos e os desafios na visão do intérprete de libras nas escolas públicas de Guarabira-PB
Autor(es): Santos, Luana dos
Palavras-chave: A inclusão do surdo
Intérprete de libras
Desafios
Data do documento: 2018
Resumo: O presente estudo faz uma contribuição sobre a inclusão do aluno surdo e os desafios encontrados na visão do profissional interprete de Libras que convive diariamente com essa população nas escolas públicas de Guarabira. Tem como objetivo específicos: investigar quais são os principais desafios encontrados na escola e em sala de aula. Identificar se o surdo consegue aprender os conteúdos quando o interprete os transmite na língua de sinais e o que é preciso melhorar na escola para os surdos aprenderem melhor. Para tanto foi preciso apresentar por Pozzer (2015) e Honora (2019) um breve histórico da educação inclusiva e a educação de surdos no Mundo e no Brasil, entre outros que descreve sobre a inclusão escolar. Para desenvolver esse trabalho com abordagem qualitativa foi utilizada a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de campo com a utilização de questionário. Na oportunidade foi desenvolvido entrevista voltada para as interpretes que fazem parte do desenvolvimento educacional do surdo. O tema é bastante relevante, uma vez que apresenta resultados que aborda a inclusão escolar, as dificuldades de estar inserido na escola comum, bem como o que fazer para melhorar a permanência e o aprendizado desses alunos nas escolas do município. Além disso, busca contribuir para futuros pesquisadores que se interesse pelo tema.
Descrição: SANTOS, L. dos. Inclusão de alunos surdos e os desafios na visão do intérprete de libras nas escolas públicas de Guarabira-PB. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18193
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana dos Santos.pdfPDF - Luana dos Santos4.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.