Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18195
Título: Apontamentos e perspectivas sobre a história dos índios potiguaras na Paraíba
Autor(es): Santos, Crizeuda Guilherme
Palavras-chave: Potiguara
História indígena
História dos índios
Data do documento: 2018
Resumo: A História dos índios Potiguaras na Paraíba vem sendo contada ao longo do tempo, com diferentes etapas, em relação ao posicionamento e a forma de ser perceber a atuação do conquistador (português). Diferenças, estas, correlacionadas, especialmente em relação às práticas de conquistas, objetivos e às percas da população indígena, já que o que foi considerado no século XVI como um processo corajoso de conquistas é percebido nos dias atuais, em estudos vinculados à etno-história, como uma prática de genocídio motivada pela escravização desta população. O fato é que este povo, descrito com extremamente bravio pelos relatos dos exploradores do século XVI, continua resistindo e existindo nos dias atuais. E foi exatamente por esta força e as formas de sobrevivência encontradas pela população potiguar na Paraíba que motivaram a nossa pesquisa. Esta por sua vez está fundamentada pela etno-história com a utilização de fontes documentais oficiais, informações do Senso Demográfico feito em 2010 pelo IBGE e no site da FUNAI, entre os autores que dialogaram com as nossas fontes podemos destacar: CUNHA (1992); CARDOSO (2012); CARVALHO (1992).
Descrição: SANTOS, C. G. Apontamentos e perspectivas sobre a história dos índios potiguaras na Paraíba. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18195
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Crizeuda Guilherme Santos.pdfPDF - Crizeuda Guilherme Santos3.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.