Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18199
Título: A escolaridade garante o ingresso das pessoas negras no mercado de trabalho?
Autor(es): Gomes, Érica Monale da Silva
Palavras-chave: Educação
Mercado de trabalho
Racismo
Pessoa Negra
Data do documento: 2018
Resumo: Esta monografia, teve como objetivo analisar se a escolaridade garante o ingresso das pessoas negras no mercado de trabalho. A pesquisa justifica-se pela necessidade de investigar a desigualdade vivenciada pela pessoa negra no mercado de trabalho, considerando que a sociedade comumente tenta naturalizar a desigualdade de oportunidades que penalizam a população negra com argumentações atribuídas à defasagem escolar. O discurso do atual mercado de trabalho é dizer que não falta emprego, o que falta muitas vezes é a qualificação profissional para ingressar em melhores campos de trabalho. No entanto, em uma sociedade com desigualdades tão gritantes como a nossa e sabendo que o racismo é um problema estrutural, cabe investigar a veracidade de tal afirmativa. No que concerne ao embasamento teórico, a pesquisa está fundamentada em Costa (1999), Fernandes (1978), Domingues (2007), Carneiro (2011), entre outros. Metodologicamente, optou-se por uma análise de cunho qualitativo, através de pesquisa bibliográfica, em livros, artigos, sites e indicadores sociais. A investigação também dispôs da apropriação de dados históricos que permitiram averiguar acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar a sua influência na sociedade atual. Nesse entendimento, a pesquisa buscou possíveis respostas à desigualdade social/racial vivenciada pela população negra no mercado de trabalho. Dada a importância da educação como forte indutora no progresso social, a ausência desta é, pelos menos incialmente, um fator explicativo para essa exclusão. Contudo, o que se observa através das reflexões aqui apresentadas é que, mesmo alcançando o nível de escolaridade exigido por determinado segmento do mercado de trabalho, as pessoas negras continuam em situações de desvantagem em relação às pessoas brancas. Desse modo, esta pesquisa propôs investigar as causas dessa exclusão, como também apontar possíveis soluções frente à essa problemática.
Descrição: GOMES, E. M. da S. A escolaridade garante o ingresso das pessoas negras no mercado de trabalho?. 2019. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18199
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érica Monale da Silva Gomes.pdfPDF - Érica Monale da Silva Gomes8.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.