Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18200
Título: Um percurso a ser investigando: a história local das igrejas protestantes de Guarabira-PB
Autor(es): Xavier, David Querino
Palavras-chave: História
Igreja Protestante
Guarabira-PB
Data do documento: 2018
Resumo: O trabalho aqui apresentado teve como objetivo descrever o percurso das Igrejas Protestantes presentes na cidade de Guarabira-PB, pontuando suas origens europeias, a sua chegada no Brasil, destacando as características e as peculiaridades sobre a chegada e instalação destas denominações religiosas na cidade. Com a leitura de Weber (2013) “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, e do texto de David Gueiros Vieira (1980) “O Protestantismo, a Maçonaria e a Questão Religiosa no Brasil”, a partir dessas leituras foi formado uma base do tema para dar início à pesquisa relacionada. As pesquisas se encaminharam, ainda, para as instituições religiosas de presença mais antiga na cidade, Igreja Congregacional e Presbiteriana, onde, realizamos entrevistas e coletamos documentação (quando existente), registros de memória (s) sobre a abertura e o funcionamento inicial das igrejas na localidade.
Descrição: XAVIER, D. Q. Um percurso a ser investigando: a história local das igrejas protestantes de Guarabira-PB. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18200
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - David Querino Xavier.pdfPDF - David Querino Xavier3.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.