Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18202
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana de Micrococcus luteus isolados do semiárido paraibano
Autor(es): Nascimento, Maria Helena do
Palavras-chave: Bioprospecção
Antimicrobianos
Caatinga
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: Nos últimos anos, devido ao aparecimento de cepas patogênicas resistentes a múltiplos fármacos (MDR), existe a necessidade de busca de novos compostos antimicrobianos. As bactérias isoladas de regiões semiáridas são fonte promissora de descobertas de novos compostos antimicrobianos, visto que podem ativar diferentes vias metabólicas quando submetidas a condições de estresse, o que consequentemente pode levar à produção de metabólitos secundários ainda não estudados, e isso abre a possibilidade de descobertas de novos produtos bioativos e desenvolvimento de novos antimicrobianos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial antimicrobiano de Micrococcus luteus isolados do solo do semiárido paraibano. Catorze isolados de Micrococcus luteus foram avaliados quanto à atividade antimicrobiana através dos métodos de bloco de gelose e de difusão em disco. Nenhum dos isolados de Micrococcus luteus estudados apresentou atividade antimicrobiana contra as cepas testadas pelo método do bloco de gelose. No entanto, seis cepas apresentaram atividade contra Staphylococcus aureus e Klebsiella pneumoniae e duas apresentaram contra Aeromonas hydrophila e Serratia marcescens, quando testadas pelo método de difusão em ágar. Portanto, diante dos resultados obtidos, pode-se inferir que 42,86% dos isolados testados apresentaram atividade antimicrobiana frente aos microrganismos teste. Contudo, outros estudos são necessários para comprovar a efetividade dos mesmos.
Descrição: NASCIMENTO, M. H. do. Avaliação da atividade antimicrobiana de Micrococcus luteus isolados do semiárido paraibano. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18202
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Helena do Nascimento.pdfMaria Helena do Nascimento10.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.