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dc.contributor.authorMiranda, Joelma Rejane dos Santos Nascimento de-
dc.date.accessioned2019-02-21T21:44:30Z-
dc.date.available2019-02-21T21:44:30Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18203-
dc.descriptionMIRANDA, J. R. dos S. N. de. Fechamento de escolas do campo: causa e consequências. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral da pesquisa foi analisar o motivo de tantas escolas da zona rural de Pocinhos –PB, terem sido fechadas nos últimos anos. Especificamente, descobrir as causas e as conseqüências do fechamento das escolas; entender como as comunidades rurais se envolveram ou não no processo de fechamento e identificar quais as conseqüências dessa situação para as comunidades rurais. Com uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo etnográfica aplicamos um questionário com perguntas abertas. Entre os sujeitos foram entrevistados alguns proprietários de terra onde as escolas funcionavam, ex professoras, ex funcionários (as), pais/ mães de alunos/ alunas e até mesmo pessoas daquelas localidades. Para a pesquisa foram escolhidas aleatoriamente quatro (04) escolas do campo uma em cada localidade. Para análise dos dados me aportei da análise de conteúdo (BAUER, 2002). Também utilizamos de consultas de diversos autores como referências bibliográficas Molina (1999), Hage (2006), Nascimento (2009), dentre outros, os quais nos deram suporte para entender melhor a realidade das escolas do campo e ainda documentos oficiais sobre essa temática. Através das falas dos interlocutores constatamos que as escolas foram fechadas devido o número pequeno de alunos e também pela falta de recursos para manutenção das escolas. Para nossa surpresa a comunidade não pediu as escolas de volta e estão satisfeitas com o atendimento que as crianças estão recebendo em outra localidade. Essas comunidades não foram consultadas sobre o fechamento das escolas, apenas comunicadas, algumas pessoas questionaram, mas não se mobilizaram para que as escolas permanecessem funcionando. Na localidade não existe movimento de agricultores do campo, que organizasse o grupo para lutar pelas escolas. Estas esperam que os prédios das escolas sejam usados para algum serviço na comunidade, mas também não reivindicaram esse benefício ainda.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Margareth Maria de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEscola da zona ruralpt_BR
dc.subjectFechamento de escolaspt_BR
dc.subjectComunidade ruralpt_BR
dc.titleFechamento de escolas do campo: causa e consequênciaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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