Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18204
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Josicleide do | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-21T21:47:48Z | - |
dc.date.available | 2019-02-21T21:47:48Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18204 | - |
dc.description | NASCIMENTO, J. do. A formação do leitor literário no contexto da educação infantil: reflexões acerca da prática pedagógica dos educadores. 2018. 33p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo, desenvolvemos uma reflexão sobre as concepções dos professores acerca da leitura e do texto literário na educação infantil, objetivando com a pesquisa conhecer as concepções que embasam a prática da abordagem da literatura infantil com as crianças. Para a realização da pesquisa, foi aplicado um questionário com dez professores em exercício em sala de aula no município de Lagoa Seca-PB. A investigação partiu do seguinte questionamento: Qual a visão dos professores acerca da leitura literária e de que maneira abordam a literatura infantil em sala de aula? Para embasar a discussão, recorremos aos estudos de Cosson (2011), Cademartori (1986), Abramovich (1991), Coelho (1991; 2006), Perroti (1986), dentre outros. Os resultados indicaram que: os professores reconhecem a importância do trabalho com a literatura infantil em sala de aula, no entanto, o texto literário, na maioria das respostas dos professores, continua sendo utilizado como pretexto para o ensino ora do código lingüístico, ora de regras de boas maneiras, valores etc. Em virtude disso, percebemos a necessidade do investimento na formação continuada dos professores, visando garantir aos educadores subsídios teóricos e metodológicos para a escolarização adequada do texto literário destinado às crianças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof.ª Ana Lúcia Maria de Souza Neves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação literária | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitor | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | A formação do leitor literário no contexto da educação infantil: reflexões acerca da prática pedagógica dos educadores | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josicleide do Nascimento.pdf | 604.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.