Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18211
Título: Quinhentos Anos da Casa Brasileira: transformações arquitetônicas na cidade de Campina Grande (1930 - 1950)
Autor(es): Santos, Anna Karoline da Silva
Palavras-chave: Patrimônio histórico
Campina Grande
Patrimônio arquitetônico
Arquitetura
Data do documento: 26-Dez-2018
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é de investigar as transformações do urbano e da arquitetura do Brasil, bem como, focando de maneira peculiar as residências da cidade de Campina Grande, cidade do interior da Paraíba. A pesquisa foi feita a partir de levantamento de fontes primárias, que investiga o processo de modernização da cidade, acerca de uma revisão historiográfica. O intuito e objetivo desse trabalho é compreender e reunir dados que venham nos proporcionar e gerar entendimentos acerca das evoluções arquitetônicas principalmente as residenciais, tanto no que diz respeito aos seus devidos aspectos estético, como também em suas disposições comportamentais. A pesquisa situa-se no espaço de tempo do Brasil Colônia até achegada das ideias modernistas no país, principalmente os períodos de 1850 até 1950, onde utilizaremos a cidade de Campina Grande a partir de 1930, expondo como se configuraram as suas modernidades e suas formas, usos, edifícios e infraestrutura ao longo do tempo. E sobre a influência dos discursos e práticas higienistas no cotidiano que contribuíram para diversas modificações, principalmente voltadas ao processo de “modernização” que ocorreu na cidade, como por exemplo, a influência do estilo Art Dèco que substituiu várias construções ecléticas ficando registradas apenas por fotografias ou em forma de documentação no Arquivo Público Municipal de Campina Grande. Dessa maneira, foi observada residências que se tornaram destaques pela paisagem urbana, algumas mantendo características originais, outras que sofreram transformações catastróficas, por terem sido modificadas ou demolidas para dar espaço a edificações modernas. Por fim, examina-se ações que adaptara a arquitetura e a antiga estrutura urbana campinense a novos padrões estéticos, fornecendo subsídios para política de documentação e preservação, ressaltando sobre a importância da arquitetura.
Descrição: SANTOS, A. K. da S. Quinhentos Anos da Casa Brasileira: transformações arquitetônicas na cidade de Campina Grande (1930 - 1950). 2018. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18211
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ANNA KAROLINE DA SILVA SANTOS.pdf2.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.