Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18212
Título: A construção de um herói: André Vital de Negreiros na escrita de Luiz Pinto
Autor(es): Silva Júnior, Antônio Gomes da
Palavras-chave: Historigrafia
Heroísmo
Capitania hereditária
História da Paraíba
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: A resistência às invasões holandesas às Capitanias do Norte do Estado do Brasil resultou no destaque de combatentes luso-brasileiros que guerrearam por anos contra o invasor estrangeiro. Dentre estes combatentes, destacamos a figura de André Vidal de Negreiros. Considerado pelo IHGP um herói legitimamente paraibano, buscamos entender a construção da aura mitológica em torno da figura do soldado. Para isto, utilizamos a obra do escritor Luiz Pinto a fim de analisarmos as estratégias discursivas em seu texto que serviu para solidificar Vidal de Negreiros enquanto herói. Três perfis do soldado paraibano foram traçados a partir da análise da escrita de Luiz Pinto e, consequentemente, a forma que foi construído e solidificado este herói legitimamente paraibano.
Descrição: SILVA JÚNIOR, A. G. da. A construção de um herói: André Vital de Negreiros na escrita de Luiz Pinto. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18212
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ANTÔNIO GOMES DA SILVA JÚNIOR.pdf477.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.