Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18217
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Cleidiane Peres da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T16:41:08Z | - |
dc.date.available | 2019-02-22T16:41:08Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18217 | - |
dc.description | SOUSA, C. P. da S. Repensando a alfabetização infantil sob a perspectiva do uso do método fônico. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Temos vivenciado na história da educação brasileira a dura realidade de identificar que muitas crianças tem concluído sua escolarização sem estarem plenamente alfabetizadas. Para o enfrentamento desse problema, tivemos muitas medidas como exemplo último neste sentido, temos o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados e municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade. Infelizmente, desde sua aplicação em 2012 não tem apresentado resultados satisfatórios. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a alfabetização infantil sob a perspectiva do uso do método fônico. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, realizando uma análise documental a partir da leitura do relatório, Educação Infantil: os novos caminhos - relatório apresentado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados - e material científico de Capovilla. Utilizamos como procedimento de coleta de dados um questionário, com professores alfabetizadores, que somam o total de quatro professores da Escola “X”, de Ensino Fundamental na cidade de Campina Grande, Paraíba. O material documental esclarece sobre o método fônico e seus resultados positivos na aquisição da leitura e da escrita, trazendo uma perspectiva diante do cenário atual da educação, que tanto tem sofrido com os resultados de analfabetismo. Mediante o estudo realizado, pudemos perceber que os professores do primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola analisada, tem alcançado através do uso do método fônico o objetivo principal da alfabetização, que é ajudar seus educandos a efetivamente se desenvolverem no processo de aquisição da leitura e escrita de forma rápida e eficaz. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Ms. Kátia Farias Antero | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Método fônico | pt_BR |
dc.title | Repensando a alfabetização infantil sob a perspectiva do uso do método fônico | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - CLEIDIANE PERES DA SILVA SOUSA.pdf | 417.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.