Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18225
Título: As rezas do Beato Manoel Ageu: a construção do imaginário messiânico na comunidade de Paraibinha-PB
Autor(es): Souza, Renato Cavalcante de
Palavras-chave: Messianismo
História local
Catolicismo rústico
Data do documento: 7-Dez-2018
Resumo: Durante a década de 1920, surge na comunidade de Paraibinha do antigo termo de Cabaceiras - PB, um beato de nome Manoel Ageu, que junto com a sua família realizava novenas, rezas e festas religiosas nas quais constantemente anunciavam aos habitantes da referida região o fim dos tempos para breve. O presente trabalho busca investigar a partir destas imagens verbais e mentais, presente nos documentos escritos da época como os autos de processos e jornais, os discursos que pretendiam fabricar a figura do beato tanto como um homem santo, um profeta, como também aqueles que o retratavam como um bandido, um charlatão que explorava as pobres da região. Para se compreender melhor estes episódios, este estudo enquadra os eventos em análise dentro dos conceitos de messianismo e catolicismo rústico, a partir de diversos estudiosos da área das ciências humanas, como sociólogos, antropólogos e historiadores, além disso o trabalho pretende realizar a análise a partir da chamada História do Imaginário, tendo como autores abordados Jacques Le Goff, Sandra Jathay Pesavento e José D’Assunção Barros.
Descrição: SOUZA, R. C. de. As rezas do Beato Manoel Ageu: a construção do imaginário messiânico na comunidade de Paraibinha-PB. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18225
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - RENATO CAVALCANTE DE SOUZA.pdf516.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.