Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18228
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Samara Fidelis de Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T17:35:09Z | - |
dc.date.available | 2019-02-22T17:35:09Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18228 | - |
dc.description | ALVES, S. F. de M. As preferências de leitura de estudantes do ensino médio e a abordagem do best-seller em sala de aula. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivos principais analisar as preferências de leitura de um grupo de jovens e propor sugestões de trabalhar o texto literário contemporâneo, mais especificamente a obra “Não se apega não”, em sala de aula, de forma que valorize as preferências dos alunos, aproximando-os da aula de literatura, e, consequentemente, estimulando a leitura e discussão do texto literário. Para isso, será traçado o perfil de leitura de alunos do segundo ano do ensino médio, a partir de um questionário, e realizada a reflexão e construção de propostas a partir desses dados. Utilizamos como principais aparatos teóricos Abreu (2006), que traz a literatura de modo mais diversificado e democrático; Silva (2016), que faz uma crítica tanto ao conceito de literatura, quanto ao seu ensino tradicional em sala de aula; e Cosson (2016), que serviu como ponto de partida para as propostas metodológicas realizadas nesse trabalho. Percebemos, ao longo da pesquisa, que grande parte dos jovens sente-se desinteressada pelas aulas de literatura, e um dos principais fatores desse desinteresse é a desvalorização de seu repertório de leitura. Assim, chegamos à conclusão que uma das formas de aproximá-los, estimulando o gosto pela leitura, é a introdução de textos literários que façam parte do seu dia-a-dia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Kalina Naro Guimarães | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Texto literário | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.title | As preferências de leitura de estudantes do ensino médio e a abordagem do best-seller em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - SAMARA FIDELIS DE MEDEIROS ALVES.pdf | 412 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.