Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18233
Título: Educação ambiental na Escola Municipal Maria Silvino do Nascimento, Sítio Pau Queimado, Lagoa D'Anta - RN: realidade e sugestões
Autor(es): Sena, Maria Izabel da Silva
Palavras-chave: Educacional ambiental
Meio ambiente
Cidadania
Data do documento: 2018
Resumo: Com as mudanças que o ser humano foi realizando ao longo da sua história de vida, o planeta foi mudando também, por meio de ações internas e externas que o modificar, promovendo assim interferências na sociedade, sejas elas positivas ou negativas. No decorrer da história, o ser humano entendeu que é necessário ter um cuidado com estas mudanças, pois elas intervêm no meio ambiente, e com isso interferem no cotidiano da população. O estudo acerca destas modificações ambientais e sociais estão relacionados com a Educação ambiental (EA). Diante disso, a Educação tem o papel de mostrar que devemos conservar o lugar em que vivemos, pois isto serve também para a nossa sobrevivência. Por isso, a EA ligada a escola e as demais disciplinas, visa informar aos cidadãos que necessitamos estar atentos e preocupados com estes problemas causado pelo próprio homem, que destrói e degradar a fauna, flora e a própria humanidade. Em função disso, o presente trabalho tem como objetivo principal compreender de que maneira a Escola Municipal Maria Silvino do Nascimento interage com a comunidade e como ela trabalha a questão da Educação Ambiental. Em razão disso, foram realizados levantamentos bibliográficos para assimilar melhor a temática ambiental, como Pelicioni (1998), Segura (2001), Reigota (2009), Kondrat e Maciel (2013), Dias, Leal e Carpi Junior (2016) e entre outros autores. Ainda realizamos visitas a escola, aplicando questionários, registros de imagens e entrevistas com a finalidade de coletar informações para o desenvolvimento do trabalho, e além disso, foi elaborada sugestões de atividades e práticas ambientais que podem ser desenvolvidas para a integração entre a escola e comunidade. Desta forma, a discussão sobre o tema Educação Ambiental, objetivou levanta questões que envolve tanto a natureza, como a sociedade, procurando ter um olhar consciente e crítico sobre este assunto, através de atividades simples, com a utilização de materiais recicláveis, projetos, oficinas, aula de campo e dentre outras ações.
Descrição: SENA, M. I. da S. Educação ambiental na Escola Municipal Maria Silvino do Nascimento, Sítio Pau Queimado, Lagoa D'Anta - RN: realidade e sugestões. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18233
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Izabel da Silva Sena.pdfPDF - Maria Izabel da Silva Sena5.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.