Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18234
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Natália Farias de | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T18:34:40Z | - |
dc.date.available | 2019-02-22T18:34:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18234 | - |
dc.description | BARROS, N. F. de. A utilização do livro didático de Geografia a partir do conteúdo "Brasil Rural" no estágio supervisionado. 2018. 47p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O livro didático se configura como principal instrumento utilizado por professores do Ensino Básico para planejamento e realização de suas aulas, tendo em vista ser o recurso disponibilizado para todas as escolas da rede pública do país. Desenvolvido a partir da disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I, em Campina Grande, o presente estudo tem como objetivo romper com a visão unilateral que ainda envolve o uso do livro didático, atentando para o lugar por ele ocupado nas salas de aula e na prática de muitos docentes. O percurso metodológico adotado para a construção deste trabalho foi o da pesquisa qualitativa em educação, tendo foco enquanto pesquisa colaborativa. As atividades de regência aconteceram em uma turma de 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, e tiveram como referência a abordagem de assuntos relacionados à temática “Brasil Rural” de modo a proporcionar um aprendizado mais significativo. Foi possível verificar que, a partir de novas propostas para o uso do livro, da utilização de alternativas metodológicas como o vídeo, anotações e discussões mais intensas, foi despertado nos alunos maior interesse pela disciplina Geografia contribuindo, assim, para um aprendizado mais crítico e relevante. Ademais, evidenciou-se a necessidade constante da busca por novos caminhos para o processo ensino-aprendizagem geográfica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof Mr. Nathália Rocha Morais | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.title | A utilização do livro didático de geografia a partir do conteúdo "Brasil Rural" no estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - NATÁLIA FARIAS DE BARROS.pdf | 815.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.