Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18235
Título: A simbologia da superação em O chapeuzinho amarelo que mudou de tom
Autor(es): Sousa, Andréa Marié Vieira Bezerra de
Palavras-chave: Literatura infantil
Imaginário
Superação
Data do documento: 2018
Resumo: O objetivo deste trabalho está em apresentar uma leitura da obra Chapeuzinho Amarelo, do escritor Chico Buarque, verificando o comportamento da personagem em relação ao medo. A escolha desta obra se justifica pelo fato desta se inserir no universo da literatura infantil e pautar em sua narrativa os elementos da magia e do medo, aspecto que atrai o leitor em formação. O livro mostra de uma forma lúdica e significativa a relação da personagem Chapeuzinho Amarelo com o medo existente, fazendo com que ela se isole do mundo, passando a viver apenas controlada por suas fobias. A obra foi analisada com apoio de pressupostos de Bettelheim (1996) Coelho (1999), Cunha (2003), Machado e Zilberman (2003), dentre outros. Observa-se nesta obra contemporânea a superação da menina ao enfrentar o medo transformando-o em motivos de risos, brincadeiras pondo em xeque problemas emocionais existentes no universo da magia do conto. A trama mostra que, ao encarar o medo, em vez de paralisar, levou a personagem à superação, escapando, com talento e coragem àquela situação opressiva criada.
Descrição: SOUSA, A. M. V. B. de. A simbologia da superação em O chapeuzinho amarelo que mudou de tom. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18235
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andréa Marié Vieira Bezerra de Sousa.pdfPDF - Andréa Marié Vieira Bezerra de Sousa2.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.