Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18236
Título: Edgar Allan Poe e suas máscaras da morte no filme O Corvo: uma questão de adaptação intertextual
Autor(es): Paula, Érico Humberto Andrade de
Palavras-chave: Edgar Allan Poe
O Corvo
Intertextualidade
Literatura comparada
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho tem como maior objetivo analisar e comparar a obra cinematográfica O Corvo (2012) com as obras literárias de Edgar Allan Poe que são mencionadas durante o filme e que fazem referências, dando um enfoque maior ao conto A Morte da Máscara Vermelha (1842). Comentaremos a vida de Poe, mostrando o quanto ele sofreu e se considerou solitário durante a maior parte de sua vida e sobre a estrutura literária que ele utilizava para a composição de suas histórias. Com o desenvolvimento do texto, mostraremos como se deu o gênero terror e como esse gênero, junto com outros subgêneros do terror como os (slasher movies), ganharam notoriedade para chegar às telas de cinema. A relação da intertextualidade com a comparação entre duas obras distintas e em como analisar imagens, são elementos fundamentais na composição deste trabalho, além de mostrar novas questões sobre o que pode significar a palavra “imagem”. Como base teórica, iremos utilizar Koch (2012), especialmente no que concerne a Intertextualidade; Boomfield (2008), em relação à vida e às obras de Poe e Joly (2012) ao que se refere a análise de imagens.
Descrição: PAULA, E. H. A. de. Edgar Allan Poe e suas máscaras da morte no filme O Corvo: uma questão de adaptação intertextual. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18236
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érico Humberto Andrade de Paula.pdfPDF - Érico Humberto Andrade de Paula6.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.