Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18238
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Luciana de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T18:39:18Z | - |
dc.date.available | 2019-02-22T18:39:18Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18238 | - |
dc.description | BARBOSA, L. de O. A formação continuada para professores da educação básica: planejando atividades através da sequência didática. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Entende-se por formação continuada um processo perene de aprimoramento e aprofundamento de conhecimentos, teóricos e práticos, a partir de leituras e reflexões críticas sobre o agir docente, possibilitando a melhoria do ensino/aprendizagem em determinado nível de aprendizagem. Em vista destas questões, o presente artigo tem por objetivo geral analisar o processo de didatização, realizado por uma professora de Educação Básica, durante um curso de formação continuada com professores do ensino fundamental II. Os objetivos específicos são descrever o processo de elaboração das atividades organizadas em SD, realizadas pela professora ministrante do curso, e discutir a SD como ferramenta de aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Para a realização deste trabalho, adotar-se-á a abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa do tipo documental, cujos dados foram obtidos no curso de formação continuada para professores do ensino fundamental II. Esta pesquisa está fundamentada em Araújo (2014), Barros (2001), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Ghedin (2009), Moita Lopes (2005), Oliveira (2010), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Pimenta e Lima (2004), entre outros, através do quais se identificará que a formação continuada para professores da educação básica depende do planejando de atividades, do conhecimento sobre o que e como fazer a sequência didática, mas também do desejo e aceitação do “querer mudar”. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Iara Francisca Araújo Cavalcanti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Didatização | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | A formação continuada para professores da educação básica: planejando atividades através da sequência didática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - LUCIANA DE OLIVEIRA BARBOSA.pdf | 796.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.