Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18239
Título: Os impactos do programa Bolsa Família sobre a assiduidade e o rendimento escolar dos/as alunos/as do 4º ano da escola Santino, localizada no brejo paraibano
Autor(es): Cirilo, Suzana dos Santos
Palavras-chave: Programa Bolsa Família
Educação
Vulnerabilidade social
Data do documento: 2018
Resumo: Percebendo a importância das Políticas Públicas na diminuição das desigualdades sociais ainda presentes em nossa contemporaneidade, o presente trabalho tem como objetivo verificar os impactos do Programa Bolsa Família no que tange ao acesso e permanência das crianças na escola, considerando especificamente a assiduidade e o rendimento escolar. A metodologia aplicada neste estudo configura-se como qualitativa do tipo bibliográfica, documental e posteriormente de campo. Os dados foram coletados na Escola Santino, localizada no brejo paraibano. Inicialmente fiz uma entrevista semiestruturada com a gestora da escola, em seguida apliquei um questionário com as professoras das três turmas do 4° ano, e solicitei as mesmas os diários de classe para coletar dados a respeito da assiduidade e rendimento educacional dos alunos/as. Com os pais, apliquei novamente a entrevista semiestruturada. Esta pesquisa foi embasada nas reflexões desenvolvidas por: Campello (2018), Frigoto (2010), Oliveira (2010), Silva (2007), dentre outros. O estudo permitiu concluir que o PBF tem um impacto bastante positivo na superação da pobreza, como também possibilita o acesso das crianças e adolescente a escola, porém, mesmo sendo uma das condicionalidades manter a frequência escolar mínima, os educandos faltam bem mais que os não beneficiados. Com relação ao desempenho educacional, analisei as notas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática assim, foi possível constatar que não acontece muita diferença entre quem é beneficiário ou não do programa, o nível de conhecimento é bem semelhante.
Descrição: CIRILO, S. dos S. Os impactos do programa Bolsa Família sobre a assiduidade e o rendimento escolar dos/as alunos/as do 4º ano da escola Santino, localizada no brejo paraibano. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18239
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suzana dos Santos Cirilo.pdfPDF - Suzana dos Santos Cirilo6.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.