Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18249
Título: Reflexões acerca do diálogo entre a literatura e a geografia
Autor(es): Santana, Ivaneide Felinto de
Palavras-chave: Geografia
Literatura
Interdisciplinaridade
Data do documento: 2018
Resumo: A escola é uma instituição formal educativa que contribui para a formação cidadã, aprimorando e ampliando o conhecimento informal que adquirimos nas interações e relações mantidas entre os indivíduos na família, amigos e na sociedade, em geral. Dessa maneira, os professores além de praticarem o currículo escolar, buscam aperfeiçoar o conhecimento científico e apropriar-se de ferramentas capazes de oferecer uma aprendizagem de melhor qualidade aos seus educandos. Com o intuito de refletir sobre a importância do ensino de Geografia e contribuir com novas perspectivas que desenvolvam a evolução dessa disciplina a partir de uma prática mais envolvente e crítica, procurou-se demonstrar nesse trabalho a necessidade de renovação da prática de ensino em sala de aula, através de uma postura inovadora com a interdisciplinaridade entre a Geografia e a Literatura. Este artigo apresenta um referencial teórico que nos leva a compreendermos e sistematizarmos a ligação didática existente entre a Geografia e a Literatura, através de diversas obras literárias. Como desenvolvimento desse trabalho, foi analisado nas obras literárias O cortiço do literato Aluisio de Azevedo, as obras O triste Fim de Policarpo Quaresma, e Clara Dos Anjos Lima Barreto, O recado do Morro do literato Guimarães Rosa entre outras; a presença das categorias geográficas (lugar, território, paisagem, região e espaço), como também os temas sociais abordados nos mesmos, mostrando assim sua relevância e ligação com determinados aspectos da ciência geográfica.
Descrição: SANTANA, I. F. de. Reflexões acerca do diálogo entre a literatura e a geografia. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18249
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivaneide Felinto de Santana.pdfPDF - Ivaneide Felinto de Santana4.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.