Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18262
Título: A política sensual: a dimensão estética nas relações internacionais e o Teatro do oprimido no bairro Rangel
Autor(es): Santos, Sabrina Lima dos
Palavras-chave: Artes e Relações Internacionais
Virada estética
Teatro do oprimido
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: A criação artística é uma atividade essencialmente humana e se funda em uma relação íntima do indivíduo com o todo. A partir dessa constatação a Estética é conhecida como a ciência sensível, ou seja, é o conhecimento do sujeito que tem origem nas suas emoções, sensações, sentidos, imaginação. É a vida sensual do ser humano que forma as suas próprias representações e simbologias em relação a si, ao outro e à realidade em que vive. É pensando nessa forma de conhecimento essencialmente humana que os estudos da Virada Estética propõem uma forma alternativa de percepção e de análise dos fenômenos políticos e sociais nas Relações Internacionais, onde também se vislumbra as artes como estratégias potentes de expressão da sociedade sobre as diversas dinâmicas que acontecem no mundo. Dessa forma, serão pontuados momentos importantes da oficina teatral do Teatro do Oprimido no Bairro do Rangel, em João Pessoa, que dão margem para visualizar as artes como estratégia de percepção de eventos políticos e sociais na tentativa de descentralizar e ressignificar as representações, simbologias e discursos dominantes que não contemplam as experiências da comunidade, construindo uma autonomia política local e entendendo a virada estética como uma forma de análise importante das relações internacionais.
Descrição: SANTOS, S. L. dos. A política sensual: a dimensão estética nas relações internacionais e o Teatro do Oprimido no bairro Rangel. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18262
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sabrina Lima dos Santos.pdfSabrina Lima dos Santos9.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.