Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18264
Título: A agenda internacional no pós Guerra Fria e a construção do conceito de fashion revolution
Autor(es): Oliveira, Jessyca Santos de
Palavras-chave: Guerra Fria
Moda
Fashion Revolution
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: O presente trabalho tem como propósito apresentar a inter-relação que as Relações Internacionais possuem com o movimento fashion revolution, enquanto uma nova tendência das múltiplas facetas da moda. O artigo começa com uma breve discussão acerca do cenário internacional no pós Guerra Fria, fazendo um breve histórico sobre contexto internacional da época. Ressaltando a centralidade dos temas de Direitos humanos e meio ambiente na nova agenda internacional e seus impactos no mundo da moda. Em seguida, o trabalho vai trazer o movimento e a ONG Fashion Revolution que luta contra o uso de mão-de-obra escrava, o descarte desnecessário de toneladas de roupas e outros impactos ambientais gerados diariamente pela indústria da moda, abordando sua compatibilidade com conceito de slow fashion e contrapondo com o de fast fashion. O objetivo geral é analisar as transformações na agenda internacional no contexto pós Guerra Fria, e como influenciaram o mercado da moda e a maneira que esse ramo se comporta. Trazendo as ações do movimento no Brasil, e para o ambiente micro ao falar de Joao Pessoa. Este trabalho consiste em um estudo exploratório, descritivo e explicativo quanto aos fins, bem como um estudo qualitativo quanto aos meios, nos quais são utilizadas as técnicas de revisão bibliográfica e documental, e entrevista. Conclui-se que as discussões apresentadas neste artigo servem para ilustrar que as relações internacionais estão presentes em diversas áreas e realizada por diversos atores. Influenciando diretamente na área da moda, de modo que os atores do sistema internacional estão passando por um momento de reciclagem e de reflexões sobre seus papeis para com a indústria da moda.
Descrição: OLIVEIRA, J. S. de. A agenda internacional no pós Guerra Fria e a construção do conceito de fashion revolution. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18264
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jessyca Santos de Oliveira.pdfJessyca Santos de Oliveira8.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.