Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18284
Título: Objetos tridimensionais como documento arquivístico: uma discussão teórica
Autor(es): Santos, Maria Eduarda de Oliveira
Palavras-chave: Documento arquivístico
Documentos especiais
Objetos tridimensionais
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: Este trabalho objetiva constatar os objetos tridimensionais enquanto documento arquivístico. Para tanto, o texto dispõe de uma abordagem qualitativa, trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica acerca dos termos: documento, documento arquivístico e documentos especiais. Ademais, a pesquisa possui uma abordagem teórica, com o foco em apresentar uma breve discussão acerca dos objetos tridimensionais sob a ótica de documentos arquivísticos e documentos especiais. O embasamento teórico desta pesquisa fundamenta-se nas investigações de autores como: Schellenberg (2006), Bellotto (2008), Cook (2012), Vieira (2014) e Mariz e Vieira (2015). Compreendemos que mesmo com dificuldades a respeito da temática, os objetos tridimensionais são cruciais para a compreensão e comprovação dos demais documentos, deste modo, a comunidade acadêmica deve investir em pesquisas que contribuam com o universo científico, em face da evolução das práticas e técnicas arquivísticas. Dentre algumas considerações, ressaltamos que o objeto tridimensional transfigura-se em documento arquivístico, haja vista que não fora criado para esta função, mas poderá se tornar mediante circunstâncias específicas, como seu valor probatório e enquanto resultado de uma atividade desenvolvida por pessoa física ou jurídica, ainda poderá ser determinado enquanto documento especial por abranger dimensões e suportes diferenciados.
Descrição: SANTOS, M. E. de O. Objetos tridimensionais como documento arquivístico: uma discussão teórica. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18284
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Eduarda de Oliveira Santos.pdfMaria Eduarda de Oliveira Santos5.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.