Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18286
Título: Gestão de documentos em microempresas: uma análise a partir do portal de periódicos da CAPES - 2006- 2018
Autor(es): Oliveira, Mizael Lima de
Palavras-chave: Gestão de documentos
Microempresas
Portal da CAPES
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: As microempresas, ao longo de suas atividades, têm crescido de forma significativa no cenário brasileiro, sendo consideradas fontes geradoras de riquezas em vários setores do país. A importância de uma gestão de documentos nestas ME’s apresenta-se de forma imprescindível. Estas se diferenciam das grandes empresas em suas especificações, mas, faz-se necessário uma atenção sobre um plano de classificação de documentos, em face da produção de documentos gerados desde a abertura destas ME’s. Logo esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o estado de arte de pesquisas sobre gestão de documentos em paralelo ao conceito de microempresas em publicações no Portal de Periódicos da CAPES entre os anos 2006-2018, e conseqüentemente verificando a utilização do conceito de gestão de documentos nas publicações referentes às microempresas; identificando os principais autores que analisam sobre os temas para as ME; e pontuando como as publicações em periódicos apontam a necessidade desta gestão nas ME. A partir dos objetivos propostos, esta pesquisa classificou-se como qualitativa, tendo como objetivo analisar e discutir sobre o tema. Quanto ao tipo de pesquisa, caracterizou-se como bibliográfica descritiva e explicativa por trazerem em seus conceitos a utilização de material já publicado. Foram realizadas e conseqüentemente analisadas, pesquisas sobre produções em relação ao tema proposto. Assim o universo foi definido nos artigos, teses e dissertações que abordam sobre a Gestão de documentos em microempresas, no Portal CAPES, em base de dados de universidades e revistas nacionais/internacionais. O trabalho se restringiu a artigos publicados entre os anos 2006 e 2018. Verificou-se a uma escassez de produções contendo a relação entre esta gestão e as ME, como, também, o emprego conceitual sobre gestão de documentos e o desconhecimento da mesma por parte de empresários e acadêmicos de outras áreas.
Descrição: OLIVEIRA, M. L. de. Gestão de documentos em microempresas: uma análise a partir do portal de periódicos da CAPES - 2006- 2018. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18286
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mizael Lima de Oliveira.pdfMizael Lima de Oliveira8.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.