Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18292
Título: Características do comportamento empreendedor: uma análise nas organizações arquivísticas
Autor(es): Vieira, Thullio Santos
Palavras-chave: Empreendedorismo na Arquivologia
Administração pública
Organização arquivística
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: No paradigma da sociedade atual, definido pelo advento das tecnologias da informação, é um elemento determinante nesse processo para o acesso a informação e o conhecimento. Assim, os profissionais da informação precisam assimilar as características e o perfil nesse novo paradigma no âmbito social para as atividades empreendedoras. Compreende-se que é necessária uma observação empírica sobre as características do comportamento empreendedor em seu desempenho profissional no contexto das organizações arquivísticas, particularmente no cenário da administração pública - marcada por um vertiginoso processo de transformação e inovação. O objetivo geral é analisar as características do comportamento empreendedor em organizações arquivistas na administração pública no município de João Pessoa – PB. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo. A coleta dos dados foi por intermédio da aplicação de um questionário estruturado e fechado contendo 10 questões mensuradas em uma escala Likert de cinco níveis. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores de arquivo, que compreendeu um perfil na sua grande maioria formado pelo público feminino e tem predominância com formação em Administração, Biblioteconomia, Arquivologia e outras profissões. Quanto às variáveis relacionadas das características empreendedoras nas três esferas, apresentaram resultados parecidos quanto ao perfil do comportamento empreendedor. Conclui-se que nas organizações arquivísticas e no ambiente público, a prática de empreendedorismo é aplicada para tomada de decisões na condução da gestão. Destacando-se a variável com maior incidência de repetição nas três esferas o Comprometimento. Porém, um ponto que apresenta menor incidência é a variável Riscos Calculados.
Descrição: VIEIRA, T. S. Características do comportamento empreendedor: uma análise nas organizações arquivísticas. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18292
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thulio Santos Vieira.pdfThulio Santos Vieira7.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.