Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18293
Título: Proposta de implantação da gestão documental no arquivo do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba
Autor(es): Silva, Vanessa Caroline do Nascimento
Palavras-chave: Gestão documental
Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba
O papel do arquivista
Data do documento: 4-Dez-2018
Resumo: O propósito deste trabalho é realizar um diagnóstico do arquivo do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba – Coren-PB, propondo a implementação de uma política de gestão documental, ressaltando os desdobramentos e benefícios deste tipo de gerenciamento documental e informacional. Propõe-se gerar uma importante percepção do quanto o arquivista e a gestão documental podem influenciar positivamente dentro do ambiente onde está inserido, trazendo benefícios na busca e recuperação da informação, proporcionando uma melhor conservação da massa documental, ofertando maior transparência para acesso à informação e principalmente, agilidade no atendimento e rotina organizacional. Metodologicamente este trabalho se caracteriza como uma pesquisa empírica, de natureza descritiva e documental, com abordagem qualitativa, quanto aos métodos, utilizamos a observação sistemática e participante, caracterizando-a como mista. Quanto aos objetivos específicos, objetiva-se a realização de um levantamento das condições da documentação por meio de um diagnóstico, identificar genericamente as documentações existentes e dessa forma descrever espécie e tipologia documental, destacamos a função dos princípios arquivísticos. Propõe-se um projeto de reestruturação do arquivo, com a implementação de um plano para ordenação e organização documental a fim de ampliar o acesso e manuseio dos documentos nos arquivos setoriais e geral, além de sugerir a contratação de um Arquivista. Justifica-se a escolha da temática proposta, em virtude da importância do exercício da gestão documental na promoção do acesso à informação nas instituições, interesse desencadeado a partir da vivência e das atividades desenvolvidas no período de estágio no Coren-PB.
Descrição: SILVA, V. C. do N. Proposta de implantação da gestão documental no arquivo do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18293
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Caroline do Nascimento Silva.pdfVanessa Caroline do Nascimento Silva10.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.