Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18297
Título: Algumas reflexões sobre a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em São Sebastião do Umbuzeiro – PB
Autor(es): Silva, Cícero Romão da
Palavras-chave: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
Prática docente
Políticas sobre alfabetização
Município de São Sebastião do Umbuzeiro (PB)
Data do documento: 13-Dez-2018
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e como o Pacto contribuiu na formação e nas aulas dos professores em busca de uma melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos. O PNAIC é um programa que firmou acordo para alfabetizar alunos na idade certa até o 3º Ano do Ensino Fundamental. Os alunos devem prosseguir nos anos de escolaridade sendo alfabetizados quanto à leitura, escrita, oralidade e conhecimentos matemáticos até seus oito anos de idade. Aos professores alfabetizadores, o pacto realizou um ciclo de formações continuadas para que pudessem alfabetizar os alunos em Língua Portuguesa e Matemática, obtendo conhecimentos sobre processos de ensino inovadores, fazendo uso de diversos materiais didáticos auxiliares de apoio pedagógico para suas aulas. Objetivamos, neste estudo, apresentar reflexões sobre as contribuições do PNAIC na formação e no planejamento das atividades das professoras do ciclo de alfabetização da rede municipal de educação da cidade de São Sebastião do Umbuzeiro-PB. Para isto, foi realizada uma entrevista com as professoras participantes da formação do PNAIC no município de São Sebastião de Umbuzeiro, Estado da Paraíba. Como resultados é notório que a formação foi importante para a capacitação das professoras alfabetizadoras dando-as condições de desenvolver atividades diferenciadas para a busca de uma efetiva aprendizagem dos alunos, tanto em leitura e escrita, quanto aos aspectos relativos ao pensamento matemático.
Descrição: SILVA, C. R. Algumas reflexões sobre a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em São Sebastião do Umbuzeiro – PB. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18297
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Romão da Silva.pdfPDF - Cícero Romão da Silva898.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.