Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18298
Título: Soluções algébricas de equações polinomiais de grau N com coeficientes que formam uma progressão geométrica
Autor(es): Silva, José Wanderley Gomes da
Palavras-chave: Equações polinomiais de grau N
Polinômios (Operações)
Álgebra
Data do documento: 11-Dez-2018
Resumo: O objetivo desse trabalho é encontrar fórmulas que resolvam, através de radicais, as equações polinomiais formadas por uma progressão geométrica com o primeiro termo tendo o valor natural q (ou -q) e razão xq (ou -qx) com uma quantidade par de termo. Este objetivo justifica-se, pois estudamos nove dissertações de mestrado da área de solução de equações polinomiais e três livros de estruturas algébricas e verificamos que nenhum desses trabalhos resolve essas equações. O método utilizado foi observar o comportamentos dessas equações para casos particulares quando as quantidades partes dos termo cresce e daí levantar conjecturas, e a partir delas enunciar proposições e demonstrá-las, para assim tentar decompor os polinômios em outros mais simples. E assim atingir o objetivo geral. Concluímos que as equações polinomiais com aquela estrutura enuncias neste trabalho de fato possuem fórmulas que as resolvam e essas fórmulas foram obtidas através de radicais como suspeitávamos. Após termos encontrado essas fórmulas realizamos algumas aplicações.
Descrição: SILVA, J. W. G. Soluções algébricas de equações polinomiais de grau N com coeficientes que formam uma progressão geométrica. 2018. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18298
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Wanderley Gomes da Silva.pdfPDF - José Wanderley Gomes da Silva828.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.