Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18300
Título: Neologismos políticos na rede social Facebook
Autor(es): Santos, Glêisse Ariana Inácio dos
Palavras-chave: Redes sociais
Neologismo
Facebook
Data do documento: 13-Dez-2018
Resumo: A mudança lexical que vem ocorrendo ao longo do tempo na sociedade faz com que algumas palavras se tornem ultrapassadas, enquanto outras se originam constantemente, e um dos meios influenciadores desse processo de renovação é o meio virtual. Recentemente o Brasil passou por um momento histórico, que foi a escolha do seu 28º presidente, e muito se observou o quanto foi importante o papel das redes sociais nesse período. Os usuários adeptos de partidos políticos fizeram uso desses veículos como propagadores de seus discursos, contrários ou favoráveis de determinados políticos. Observando-se inúmeras postagens sobre a temática, objetivou-se, com esse estudo, pesquisar e analisar neologismos utilizados no Facebook que remetessem ao quadro político vivenciado no Brasil no período de julho a outubro de 2018. Como objetivos específicos, foi nossa pretensão classificar o tipo de novidade e de formação dos neologismos encontrados; identificar a categoria morfológica a que pertencem o neologismo e fazer um levantamento quantitativo da frequência de uso desses neologismos pelos usuários. Para embasamento teórico, nos valemos dos autores Alves (2007), Correia e Almeida (2012), Santos (2013), entre outros. A pesquisa caracteriza-se como documental, descritiva e explicativa, dado que envolve o levantamento de publicações e a amostra coletada foi composta de 100% de neologismos com novidade formal e classificados como substantivos. O levantamento quantitativo revelou que algumas dessas palavras foram bem aceitas e bastante utilizadas pelos usuários, principalmente aquelas que se remetem aos adeptos dos candidatos à presidência. De formal geral, acreditamos que são neologismos estilísticos, mas ainda não é possível afirmar se elas terão curto urgimento, sem deixarem marcas no nosso repertório linguístico.
Descrição: SANTOS, A. I. Neologismos políticos na rede social Facebook. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18300
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glêisse Ariana Inácio dos Santos.pdfPDF - Glêisse Ariana Inácio dos Santos1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.