Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18304
Título: Corpo, mídia e consumo de padrões de beleza: uma análise dos contos "O decote e Casal de três", de "A vida como ela é", de Nelson Rodrigues, à luz das teorias de Gilles Lipovetsky e Theodor Adorno
Autor(es): Oliveira, Maria Alany Soares de
Palavras-chave: Nelson Rodrigues
Beleza física (Estética)
A vida como ela é (Conto)
Estética na literatura
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: A partir de meados do século XIX começa a se enxergar uma preocupação constante com o culto ao corpo, tema este por demais relevante à mídia, em especial a brasileira que tem no corpo um veículo econômico, interessando a diversas classes sociais e públicos de todas as idades. Partindo disso, o presente trabalho tem por objetivo interpretar os contos O decote e Casal de três, de Nelson Rodrigues, à luz das teorias de Adorno (1985) e Lipovetsky (2006). Nessa perspectiva, o presente trabalho questiona qual o diagnostico que se pode levantar acerca da insatisfação e decepção do público quanto à busca desenfreada pela beleza estética. No que tange aos procedimentos, a presente obra é uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de um levantamento bibliográfico divulgado em formas de livros, revistas, internet, jornais, entre outros. Como contribuições teóricas, foram utilizadas as obras O luxo eterno, A Sociedade da Decepção, A felicidade paradoxal e A estetização do mundo, de Lipovetsky (2006, 2012), que refletem a insatisfação e decepção do público na busca pela beleza estética. Os resultados obtidos apontam para traços de frustação, decepção e insatisfação do público quanto à busca desenfreada pela beleza e os contos de Nelson Rodrigues apontam para isso.
Descrição: OLIVEIRA, M. A. S. análise dos contos "O decote e Casal de três", de "A vida como ela é", de Nelson Rodrigues, à luz das teorias de Gilles Lipovetsky e Theodor Adorno. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18304
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Alany Soares de Oliveira.pdfPDF - Maria Alany Soares de Oliveira399.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.