Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18305
Título: As personagens femininas em 'Mafalda e Mujeres Alteradas': uma análise comparativa
Autor(es): Barros, Glória Mercia de Azevedo
Palavras-chave: Mulher
Mafalda (cartunista Quino)
Mujeres alteradas (cartunista Quino)
Feminismo
Mulher na literatura
Data do documento: 7-Dez-2018
Resumo: Este trabalho propõe-se analisar as personagens femininas das tiras Mafalda e Mujeres Alteradas, de Quino (1964) e Maitena (1993), respectivamente. Buscou-se mostrar a função da mulher na sociedade, apresentando os aspectos presentes desde a criação da menina até a formação da mulher, baseando-se principalmente na obra de Simone de Beauvoir O Segundo Sexo: a experiência vivida (1967/1970). E, através de um breve relato sobre os movimentos feministas no contexto histórico, social e cultural, baseado, sobretudo, na obra de Carla Cristina Garcia Breve História do Feminismo (2011), foram observados os avanços conseguidos pelas mulheres na história do mundo, ressaltando que um dos principais obstáculos enfrentados pelas mulheres em sua “conquista” são valores enraizados pela sociedade. A partir desses relatos, foram analisados os modos como são caracterizadas as personagens femininas de ambas as tiras no âmbito privado, ou seja, como mãe, esposa e dona de casa e no âmbito público, como são vistas pela sociedade.
Descrição: BARROS, G. M. A. As personagens femininas em 'Mafalda e Mujeres Alteradas': uma análise comparativa. 2014. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18305
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glória Mércia de Azevedo Barros.pdfPDF - Glória Mércia de Azevedo Barros10.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.