Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18306
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Maria Juciana Ferreira dos-
dc.date.accessioned2019-02-27T17:57:19Z-
dc.date.available2019-02-27T17:57:19Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18306-
dc.descriptionSANTOS, M. J. F. Os gêneros textuais em práticas educativas de multiletramentos. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019 [Artigo].pt_BR
dc.description.abstractÉ possível perceber uma diversidade de gêneros textuais que se multiplicam e se manifestam em formatos, contextos e linguagens variadas que requerem mais do que a inicial decodificação de códigos. São textos híbridos que necessitam de uma visão ampliada para a sua compreensão. Desse modo, configura-se uma adequação ao termo “letramentos” que passou a ser denominado ”multiletramentos”. Esse termo incita a uma nova prática pedagógica educacional, através da qual são utilizados variados tipos de mídias, sobretudo as digitais. Com a multiplicidade das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) presentes na vida das crianças e jovens em geral, aborda-se a proposta de que sejam adicionadas ao campo educacional, como auxílio no processo de ensino/aprendizagem. A adição dos multiletramentos e dos multimodos é necessária para que a escola não caminhe à margem desses nativos da tecnologia. Para facilitar a identificação e a assimilação dos gêneros textuais, os alunos necessitam de orientação e direcionamento por parte do professor. Por meio dessa pesquisa pretendemos responder a seguinte questão: Essa constatação estimulou a realização deste trabalho, buscando aportes teóricos nas colaborações de Rojo (2012), Santos (2010) e Kleiman (2008), dentre outros. Tenciona-se que este estudo dê sequência as discussões a cerca dos multiletramentos e das práticas multimodais para a construção de significantes e significados. Bem como, para a adequação e utilização dos recursos tecnológicos como veículos que podem auxiliar no processo de formação dos educandos, tornando-os leitores e autores críticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipRafael de Farias Ferreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino da língua portuguesapt_BR
dc.titleOs gêneros textuais em práticas educativas de multiletramentospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Juciana Ferreira dos Santos.pdfPDF - Maria Juciana Ferreira dos Santos588.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.