Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18306
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Maria Juciana Ferreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-27T17:57:19Z | - |
dc.date.available | 2019-02-27T17:57:19Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-13 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18306 | - |
dc.description | SANTOS, M. J. F. Os gêneros textuais em práticas educativas de multiletramentos. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019 [Artigo]. | pt_BR |
dc.description.abstract | É possível perceber uma diversidade de gêneros textuais que se multiplicam e se manifestam em formatos, contextos e linguagens variadas que requerem mais do que a inicial decodificação de códigos. São textos híbridos que necessitam de uma visão ampliada para a sua compreensão. Desse modo, configura-se uma adequação ao termo “letramentos” que passou a ser denominado ”multiletramentos”. Esse termo incita a uma nova prática pedagógica educacional, através da qual são utilizados variados tipos de mídias, sobretudo as digitais. Com a multiplicidade das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) presentes na vida das crianças e jovens em geral, aborda-se a proposta de que sejam adicionadas ao campo educacional, como auxílio no processo de ensino/aprendizagem. A adição dos multiletramentos e dos multimodos é necessária para que a escola não caminhe à margem desses nativos da tecnologia. Para facilitar a identificação e a assimilação dos gêneros textuais, os alunos necessitam de orientação e direcionamento por parte do professor. Por meio dessa pesquisa pretendemos responder a seguinte questão: Essa constatação estimulou a realização deste trabalho, buscando aportes teóricos nas colaborações de Rojo (2012), Santos (2010) e Kleiman (2008), dentre outros. Tenciona-se que este estudo dê sequência as discussões a cerca dos multiletramentos e das práticas multimodais para a construção de significantes e significados. Bem como, para a adequação e utilização dos recursos tecnológicos como veículos que podem auxiliar no processo de formação dos educandos, tornando-os leitores e autores críticos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Rafael de Farias Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Ensino da língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | Os gêneros textuais em práticas educativas de multiletramentos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Juciana Ferreira dos Santos.pdf | PDF - Maria Juciana Ferreira dos Santos | 588.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.