Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18311
Título: O corpo e suas possíveis reconfigurações eróticas no encontro com o outro: do vazio do abismo à flor oriunda do amor
Autor(es): Silva, José Diego Santos da
Palavras-chave: Literatura erótica
Corpo e Erotismo
Pablo Neruda
Data do documento: 14-Dez-2018
Resumo: O corpo erótico nos remete ao homem enquanto ser social e, mais que isso, um ser racional e afetivo, característica esta que o difere dos demais animais. A possibilidade de o corpo ser visto, analisado e dimensionado em seu aspecto erótico/ poético é o eixo central dessa nossa pesquisa que teve o intuito da observação do mesmo, não como um objeto acabado e pronto de finitas questões, mas como algo que se desconstrói e que é e sempre foi possível de diversas configurações e sentimentos em todos os palcos em que o mesmo se encontra, e o mais fantástico disto é que o mesmo é erótico e pode se erotizar quando o queira fazer. Sendo visto dessa forma, o corpo se configura de uma maneira poética infinita, sublime, dando este suporte em que se reafirma, servindo de luz a vários poetas e pessoas ligadas ao estudo dessas visões, como o fez Pablo Neruda em seu Poema 1 (objeto de nosso estudo) de Veinte poemas de amor y una canción desesperada, que nos permitiu esse olhar que floresce em relação ao homem e a mulher em seus mais recônditos sentires. Para embasar a análise do poema de Neruda, tomamos como aporte teórico principalmente as contribuições do pensamento histórico-filosófico de Bataille (2004) e Octavio Paz (1993), que converge o amor erotismo como dupla chama. Também contribuíram para nossas reflexões Canton (2009), Cassandra (2008), fazendo-nos mergulhar nas questões poéticas inerentes ao poema, Siqueira (2014) e Galantin (2008), com valores e noções do corpo erótico em seus espaços. Buscamos percorrer assim os diversos encontros com o outro, seja este interno ou externo, a partir das relações eróticas que convidam ao abismo de ser.
Descrição: SILVA, J. D. S. O corpo e suas possíveis reconfigurações eróticas no encontro com o outro: do vazio do abismo à flor oriunda do amor. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18311
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Diego Santos da Silva.pdfPDF - José Diego Santos da Silva560.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.