Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18316
Título: Os diferentes modos e perspectivas da Resolução de Problemas
Autor(es): Alves, Valquíria Ferreira
Palavras-chave: Resolução de problemas
Educação matemática
Ensino da matemática
Data do documento: 13-Dez-2018
Resumo: Este trabalho tem como foco de pesquisa a Resolução de Problemas e apresenta a seguinte pergunta norteadora: O que os pesquisadores em Resolução de Problemas, no Brasil e no exterior, dizem da Resolução de Problemas? Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo acrescentar informações à Resolução de Problemas e compreender o significado da Resolução de Problemas nos seus diferentes modos e perspectivas. Esta pesquisa apresenta um estudo bibliográfico, pois visa apresentar um texto mais narrativo que descritivo. Como metodologia, apoiamo-nos em leituras sobre Resolução de Problemas. Do nosso estudo, a Resolução de Problemas é uma metodologia que se destaca no ensino de matemática, pois propicia uma aprendizagem significativa, favorecendo o desenvolvimento intelectual, o pensamento crítico e autônomo do estudante. Dessa maneira, ensinar matemática através da resolução de problemas é a abordagem mais consistente com as recomendações dos documentos do NCTM e os PCNs, pois conceitos e habilidades matemáticas são aprendidos no contexto de resolução de problemas. Consideramos que, o presente trabalho poderá contribuir de maneira significativa para a Educação Matemática.
Descrição: ALVES, V. F. Os diferentes modos e perspectivas da Resolução de Problemas. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18316
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valquíria Ferreira Alves.pdfPDF - Valquíria Ferreira Alves576.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.