Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18329
Título: Viés da imagem mental sobre estereótipos profissionais e escolha de curso superior: um estudo com enfoque em direito e contabilidade
Autor(es): Albuquerque, Eriane Brisio de
Palavras-chave: Curso de Ciências Contábeis
Curso de Direito
Curso Superior
Profissionais contábeis
Data do documento: 7-Dez-2018
Resumo: O estereotipo de uma profissão é resultado das representações sociais e é capaz de influenciar pessoas de diversas maneiras inclusivamente na escolha profissional. Esta pesquisa propõe-se averiguar as representações sociais dos alunos do ensino médioacerca do profissional contábil. Assim sendo, o objetivo principal da pesquisa consistiu em analisar a percepção de alunos do último ano do ensino médio acerca da imagem do profissional de contabilidade, se a mesma é positiva ou negativa, também foram mostradas imagens estereotipadas positivamente e negativamente das profissões de direito e contabilidade, para a partir delas o respondente decidir uma das alternativas de curso. O estudo se caracterizou como descritivo e quantitativo. De forma a enquadrar teoricamente este estudo procurou-se através da revisão bibliográfica dos estereótipos associados aos contabilistas e a profissão contábil, abordando o conceito e definição dos estereótipos e escolha profissional. Para a obtenção dos dados foram distribuídos questionários aos estudantes de três escolas públicas das cidades de Amparo, Ouro Velho e Prata.
Descrição: ALBUQUERQUE, E. B. Viés daimagem mental sobre estereótipos profissionais e escolha de curso superior. 2019 34p Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18329
ISSN: CDD 657
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eriane Brisio de Albuquerque.pdfPDF - Eriane Brisio de Albuquerque552.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.