Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18331
Título: A prática da leitura e suas representações para o professor da educação básica
Autor(es): Soares, Danielle Ribeiro
Palavras-chave: Práticas de leitura
Leitura na escola
Prática docente
Aulas de leitura
Data do documento: 13-Dez-2018
Resumo: No espaço escolar, ao observarmos as práticas de leitura para atender às novas demandas sociais de uso da linguagem, nas quais o aluno também está inserido, poderíamos nos perguntar qual é a imagem de leitor que a escola tem produzido? O maior desafio, enquanto professores da Educação Básica, é fazer com que as aulas que tenham o eixo da leitura como objeto de ensino ocorram de maneira significativa. Para refletir sobre a temática, este trabalho teve como objetivo geral investigar a representação da leitura, pelos professores, e o seu caráter social e discursivo por meio das práticas adotadas por esses docentes em sala de aula. A fim de atender ao objetivo traçado, foi desenvolvido o seguinte percurso metodológico: pesquisa exploratória, mas também qualitativa, conforme Xavier (2010). O percurso inicial consistiu em levantamento da literatura da área neste caso o ensino de Língua Portuguesa com foco na leitura. O lastro teórico sobre o qual se fundamentou a pesquisa incluiu: Schwarzbold (2011), Abreu (1999) e Geraldi (1997) os quais discorrem acerca das habilidades da prática leitora, história e leitura como atribuidora de sentidos, respectivamente. Trouxemos também a contribuição da teoria da Análise do Discurso (de linha francesa) para pensarmos o trabalho com o texto na sala de aula a partir de uma prática que elege a leitura como produtora de sentidos, promovedora de reflexão e formação crítica. Definimos estas discussões a partir das contribuições de Orlandi (2007; 2008), Bakhtin (1997;1999; 2003) e Pires; Tamanini-Adames (2010). Estes estudiosos nos ofereceram contribuições para entendermos que a linguagem é heterogênea, uma vez que o discurso é construído a partir do discurso do outro. O segundo momento constituiu o local da pesquisa. O campo escolhido fica situado numa cidade do Cariri paraibano e fora composto por duas escolas municipais e uma escola estadual. Os colaboradores incluem: 2 professores com formação em Pedagogia e 4 professores com formação em Letras/Português. O instrumento utilizado para a obtenção dos dados foi a entrevista semiestruturada. A análise dos dados revelou que infelizmente não há um trabalho contínuo de práticas de leitura desde as séries iniciais, embora os professores entrevistados tenham a ciência de que a linguagem não serve apenas como transmissão de informação, mas como mediadora e transformadora do homem sobre a realidade social. Outro ponto observado é que, apesar de obterem a competência leitora, os alunos têm chegado à fase final da Educação Básica sem o domínio das habilidades que a prática da leitura requer.
Descrição: SOARES, D. R. A prática da leitura e suas representações para o professor da Educação Básica. 2018. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18331
Aparece nas coleções:VI - ELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Ribeiro Soares.pdfPDF - Danielle Ribeiro Soares1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.