Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18335
Título: Projeções religiosas na informação contábil: uma pesquisa com profissionais contábeis em Monteiro - PB
Autor(es): Oliveira, Dayane Soares de Souza
Palavras-chave: Profissionais contábeis
Informações contábeis
Ética profissional do contador
Crença religiosa
Data do documento: 11-Dez-2018
Resumo: O objetivo geral do trabalho foi analisar qual a relação existente na religião seguida e nas escolhas pessoais do profissional em relação aos clientes. Deste modo, acredita-se que a religião pode ter influência no processo de troca de informações contábeis aos seus clientes, com isso havia uma contribuição relevante para o meio acadêmico, profissional e social. Os procedimentos metodológicos usados quanto aos objetivos investigação exploratória e pesquisa bibliográfica, quanto aos procedimentos foi realizada uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário entregue aos contadores e técnicos em contabilidade na cidade de Monteiro-PB, no que se refere à abordagem, o estudo é caracterizado como uma pesquisa qualitativa cujo método foi o indutivo. A partir dos resultados observou-se que há uma controvérsia entre religião e ética, pois na teoria os profissionais se mostram éticos, visando sua crença religiosa optando pelo certo, mas na prática percebe-se uma contradição. Conclui-se então, que existe sim uma projeção religiosa na relação de orientação profissional para com clientes e no dia-a-dia contábil, ou seja, valores religiosos são levados em consideração na vida profissional, tanto quanto na vida pessoal, mas a ética nem sempre é levada em consideração, pois constatou-se desvio éticos e morais na conduta profissional.
Descrição: OLIVEIRA, D. S. S. Projeções religiosas na informação contábil: uma pesquisa com profissionais contábeis em Monteiro - PB. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18335
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayane Soares de Souza Oliveira.pdfPDF - Dayane Soares de Souza Oliveira624.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.