Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18343
Título: Meu arquivo ideal: as competências do arquivista na elaboração de projetos de intervenção em arquivos, o caso do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE - PB)
Autor(es): Magalhães, Carlos Alexandre Pimentel Miranda
Palavras-chave: Competência do arquivista
Elaboração de projetos em arquivos
Arquivo
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: Diante do avanço do campo da arquivística o que traz como consequência a visibilidade do arquivista tanto no que se refere ao âmbito acadêmico quanto as possibilidade de atuação no mercado de trabalho, a presente pesquisa teve como objetivo geral destacar as competências e habilidades do arquivista na elaboração de projetos arquivísticos assim como mostrar a trajetória da profissão na sociedade, evidenciar a Lei nº 6.546/1978 que regulamenta a profissão de arquivista, mencionar o componente curricular de Gestão de Instituição Arquivistica do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) enquanto propulsor na elaboração do projeto de intervenção denominado “Meu Arquivo Ideal” e por fim propor um projeto com medidas de intervenção para o Arquivo do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, local de experiência laboral do autor. Em suma, a proposta da construção do “Meu arquivo Ideal” visa ampliar a perspectiva do arquivista enquanto gestor, capaz de planejar projetos de intervenção nos setores ou instituições arquivísticas, em detrimento de uma visão minimalista, do mero “guardião de papéis”. Metodologicamente, a pesquisa é do tipo exploratória com abordagem qualitativa adotando a pesquisa bibliográfica, estudo de caso e a pesquisa-ação como métodos para análise dos dados. Como resultado obteve-se a mudança da concepção da atuação do arquivista, ampliando a visão de outrora, e compreensão da necessidade de explorar questões relacionadas à construção de outros projetos de melhorias para os arquivos fazendo uso de suas competências para tais ações de liderança. Afinal, projetar para alcançar, deve ser à base do planejamento estratégico de qualquer profissional, incluindo assim os arquivistas.
Descrição: MAGALHÃES, C .A. P. M. Meu arquivo ideal: as competências do arquivista na elaboração de projetos de intervenção em arquivos, o caso do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE - PB). 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18343
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Alexandre Pimentel Miranda Magalhães.pdfCarlos Alexandre Pimentel Miranda Magalhães13.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.