Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18350
Título: Práticas rurais na criação animal por produtores do município de Queimadas/PB
Autor(es): Amadeu, Pimentel Travassos
Palavras-chave: Produção orgânica,
Agroecologia
Caracterização de produtores.
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: Para que as práticas agroecológicas na criação animal, principalmente na região semiárida, sejam mais efetivas, torna-se necessário a diminuição da resistência dos produtores rurais quanto ao seu emprego, bem como a simplificação das informações e práticas agroecológicas aos produtores. Neste sentido, objetivou-se a partir desta pesquisa caracterizar a percepção dos produtores rurais do município de Queimadas/PB quanto as práticas agroecológicas empregadas na criação animal. A pesquisa foi desenvolvida e aplicada a produtores rurais do município de Queimadas/PB. A base de escolha do município de aplicação da pesquisa deteve-se em função da participação dos produtores na criação animal nessa região. Nota-se uma falta de controle quanto a quantidade de animais nas propriedades, com 84,05% dos entrevistados não sabem responder, fato ligado a falta de assistência técnica (14,5%), mencionada pelos produtores da zona rural de Queimadas. Na conservação do solo, evidenciou-se a falta de preocupação ambiental com o mesmo. 79,71% dos produtores não fazem a conservação, o que resulta em desvantagens para o mesmo e, para o meio ambiente, havendo descontrole na erosão, umidade do solo e plantas daninhas. Questionados quanto ao conhecimento do significado de práticas agroecológicas aproximadamente 80% desconhecem o termo. Outros, cerca de 21%, já ouviram ou presenciaram tais práticas, seja em outras propriedades, seja no meio acadêmico. Relacionando com a criação animal, esse índice sobe ainda mais, chegando a quase 89% de desconhecimento. 11,59% dizem conhecer a existência delas na criação animal. A produtores rurais de Queimadas desenvolvem alguns processos agroecológicos, mas possuem o conhecimento generalizado de que suas práticas são agroecológicas. Dificuldades apresentadas pelo ambiente, como escassez de chuvas e pouca disponibilidade de forragens, levam os criados a procurarem métodos mais rápidos de enfrentarem esses problemas. Falta de assistência técnica, com enfoque em agroecologia e projetos rurais que mostrem aos produtores que esse tipo de manejo funciona, devem possuir incentivos, afim de tornar as criações mais sustentáveis, gerando o mínimo de problemas ambientais e custos ao produtor
Descrição: TRAVASSOS, Amadeu Pimentel. Práticas rurais na criação animal por produtores do município de Queimadas/PB. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18350
Aparece nas coleções:60 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Amadeu Pimentel Travassos_protected.pdfPDF - Amadeu Pimentel Travassos580.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.