Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18354
Título: Daiane Bezerra Nogueira da . Efeito in vitro do extrato das folhas de schinopsis brasiliensis engl. Sobre isolados clínicos de candida SPP. Envolvidos em infecções orais
Autor(es): Silva, Daiane Bezerra Nogueira Da
Palavras-chave: Candida
Antifúngicos
Plantas Medicinais.
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: Objetivo: Caracterizar o perfil de susceptibilidade de isolados clínicos Candida spp. frente a diferentes antifúngicos e investigar o efeito antifúngico do extrato das folhas da Schinopsis brasiliensis Engl. sobre cepas clinícas de Candida coletadas da cavidade bucal. Métodos: A caracterização do perfil de sensibilidade fúngica das cepas testes Candida albicans (n=4) e Candida tropicalis (n=4) foi determinada pelo teste de difusão em disco protocolado pelo Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI). Foram determinadas a Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Fungicida Mínima (CFM) do extrato sobre cepas clínicas de Candida spp. coletadas da cavidade bucal, pela técnica de microdiluição em meio líquido e da semeadura do subcultivo, respectivamente. Resultados: No perfil de sensibilidade, apenas uma cepa de C. albicans demonstrou susceptibilidade ao efeito de todos os antifúngicos testados, enquanto todas as outras leveduras se apresentaram resistentes a pelo menos um antifúngico. Foi observado efeito antifúngico do extrato sobre todas as cepas testadas, com CIM e CFM entre 15,6 e 250μg/mL. A razão CFM/CIM revelou a atividade fungicida do extrato para a maioria das espécies analisadas. Conclusão: O perfil de sensibilidade das cepas avaliadas demonstrou diferença de susceptibilidade entre os antifúngicos testados, sendo os poliênicos mais eficazes que os azóis. O extrato da folha da S. brasiliensis possui atividade antifúngica sobre cepas clinicas do gênero Candida, apresentando efeito fungicida para a maioria das leveduras.
Descrição: SILVA, Daiane Bezerra Nogueira da . Efeito in vitro do extrato das folhas de schinopsis brasiliensis engl. Sobre isolados clínicos de candida SPP. Envolvidos em infecções orais. . 2017. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18354
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Daiane Bezerra Nogueira da Silva.pdf5.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.