Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18365
Título: A fotografia documental como relato da história familiar
Autor(es): Costa, Ediva Santos
Palavras-chave: Fotojornalismo
Fotografia documental
História famliar
Data do documento: 19-Jun-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Partindo do pressuposto de que a fotografia documental de família adota uma linguagem que traz consigo alguns traços do fotojornalismo, mas aplicados em um contexto passa do registro factual à história de vida das pessoas fotografadas. Sendo assim, esse artigo tem o objetivo de entender e discutir o conceito e o valor da fotografia documental no âmbito familiar. A pesquisa foi aplicada no período de 15 a 25 de maio do ano corrente, à fotógrafos e famílias que a pouco tempo foram retratadas: Famílias da Cidade de Campina Grande-Paraíba, retratadas nos últimos 6 meses, com faixa etária diferentes, os fotógrafos são de Jo ão Pessoa- PB e Petrolina-Pernambuco, âmbos trabalham com fotografia de família. Foi utilizado questionário escrito e entrevista registrada em áudio. O resultado demonstrou que a fotografia documental permite que novas gerações conheçam parte de sua história através da fotografia, e que ao falar sobre a importancia da fotografia, nota-se a certeza de que sua história será conhecida pelos parentes vindouros. Portanto, percebe-se que a fotografia documental familiar perpetua histórias, além de sentimentos e vida, relacionando-se com a construção da memória.
Descrição: COSTA, E. S. A fotografia documental como relato da história familiar. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18365
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ediva Santos Costa.pdf6.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.