Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18366
Título: Cinegrafistas: as lentes da cidade de Campina Grande
Autor(es): Costa, Rubens Ferreira
Palavras-chave: Cinegrafista
Televisão
Imagem cinematográfica
Telejornalismo
Data do documento: 11-Jun-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente artigo tem por finalidade descrever o cotidiano dos profissionais da cidade de Campina Grande/PB que captam a matéria prima dos telejornais: a imagem. O jornalismo se caracteriza por três pilares fundamentais, que seria imagem, som e palavra. Mas quem capta essas imagens? Qual profissional tem essa responsabilidade? Ao longo da história da televisão brasileira, pouco se sabe a respeito desses profissionais e sua importância no ambiente jornalístico. Não há um consenso para designação desse profissional: cinegrafista, repórter cinematográfico, operador de câmera. Esta pesquisa irá esclarecer o dia a dia do profissional e sua relação no trabalho com alguns profissionais da área de comunicação. Para atingir o objetivo, se fez necessária, além da análise dos saberes e das práticas predominantes no cotidiano desses profissionais, a identificação de como, no desenvolvimento dessas práticas, os processos de aprendizagem estão relacionados. A metodologia adotada deu-se através de entrevistas e uma pesquisa descritiva. A descrição do cotidiano de trabalho dos cinegrafistas entrevistados permitiu entender a relação entre os saberes constituídos, durante a história de vida de cada um, e a reprodução das práticas e seus processos de aprendizagem. As entrevistas foram realizadas, entre os meses de setembro e outubro de 2017, com dois cinegrafistas, sendo um da TV Paraíba, afiliada Rede Globo e um da TV Itararé, afiliada TV Cultura e com tempos de profissão diferentes, para possibilitar a análise de diferentes percepções. Concluímos mostrando que uma das soluções mais rápidas seria a de inserir uma disciplina nessa área, nos cursos superiores de Jornalismo.
Descrição: COSTA, R. F. Cinegrafistas: as lentes da cidade de Campina Grande. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18366
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rubens Ferreira Costa.pdf6.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.