Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18369
Título: Práticas educativas e memória na história da educação campinense: narrativas sobre a casa da Criança Dr. João Moura
Autor(es): Galdino, Alan Tassio
Palavras-chave: História da educação
História da Paraíba
Memória
Infância desvalida
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: O trabalho por nós produzido apresenta como objeto de pesquisa a instituição educacional Casa da Criança Dr. João Moura, situada na cidade de Campina Grande – PB. Temos como objetivos de nossa pesquisa,(I) investigar na memória da educação, as representações da Casa da Criança Dr. João Moura para a cidade de Campina Grande no período que se estende de 1954 a 1964, (II) discutir no contexto da história da educação, o papel e a importância das práticas desenvolvidas pela instituição,(III) mostrar a trajetória histórica da Casa da Criança Dr. João Moura em Campina Grande, como instituição educativa, e a importância dela na formação cidadã e humanitária das crianças, (IV) refletir sobre a infância no contexto da história da educação a partir da relação entre memória, e como influência no contexto da instituição, (V) e por fim verificar através das narrativas orais, imagéticas e documentais escritas, como e quais foram às contribuições para o campo da história da educação para a memória escolar campinense. Dialogando com os autores Pierre Nora (1984), Dominique Julia (1995), Franco Cambi (1999) e Maria Lucirene Sousa Callou (2016), nosso situa-se trabalho no campo da História da educação. Tivemos como metodologia a análise de fontes documentais, imagéticas e da história oral, utilizando para embasamento os autores José Sebe B. Meihy e Fabiola Holanda (2008), e também Verena Alberti (2004). Realizamos entrevistas com uma das religiosas da instituição que vivenciou os primeiros anos de vida do estabelecimento a Irmã Creusa, e um dos familiares do falecido João Moura o senhor Onildo Moura, que presenciou os fatos que levaram a fundação da casa. Abordamos assim a narrativa histórica da Casa da Criança Dr. João Moura, as conjecturas que influenciaram sua fundação, como eram suas práticas educativas, e como a mesma se destacava em seu trabalho no cuidado com a Infância desvalida na cidade.
Descrição: GALDINO, A. T. Práticas educativas e memória na história da educação campinense: narrativas sobre a casa da Criança Dr. João Moura. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18369
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ALAN TASSIO GALDINO.pdf2.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.