Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18370
Título: Inventividade do homem no semiárido: história e literatura regionalista na primeira metade do século XX
Autor(es): Diniz, Rodrigo Handerson Gomes
Palavras-chave: Fontes históricas
Historiografia do cotidiano
Literatura regional nordestina
Data do documento: 7-Dez-2018
Resumo: Este trabalho tem por objetivo trazer elementos que possibilitem perceber historicamente, como o homem sobrevive no ambiente rústico da Caatinga.2 Para tanto, tomarei como base as narrativas literárias, que apesar de ficcionais, estão carregadas dos signos da realidade, sendo portanto, pensadas como fontes históricas. Nesse sentido, tanto a História como a Literatura, são formas de representação que são pertinentes à época em que foram produzidas, conforme cita Pesavento (2004). Destarte, a obra pré-modernista, Os Sertões de Euclides da Cunha e as obras neorrealistas, O Quinze de Raquel de Queiroz e Vidas Secas de Graciliano Ramos, serão as fontes desse traçado historiográfico do cotidiano, que se demarcará nos conceitos da análise das práticas comuns e das representações, propostas por Michel de Certeau (2014) e Roger Chartier (1990), destacando a inventividade do homem no sertão3 semiárido4 brasileiro, dentro da expressão do passado presente na arte literária.
Descrição: DINIZ, R. H. G. Inventividade do homem no semiárido: história e literatura regionalista na primeira metade do século XX. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18370
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - RODRIGO HANDERSON GOMES DINIZ.pdf1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.