Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18371
Título: A ludicidade no ensino de História: a utilização do RPG como metodologia de ensino
Autor(es): Faustino, Arthur Henrique Teixeira
Palavras-chave: Ensino de história
Metodologia de ensino
RPG
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: O trabalho propõe uma análise acerca da utilização do uso de jogos no modelo RPG (Role-playing game), que foca-se na interpretação de papéis com o intuito de absorver as dúvidas e objetivos de seus personagens. No ensino de história o jogo oferece a oportunidade para os alunos trabalharem de forma única os personagens históricos e suas jornadas, tendo como base o próprio livro didático ou histórias que o professor considerar interessante para o contexto. Foi realizada uma experiência em sala de aula para a verificação da importância de utilizar outra metodologia de ensino e oferecer ao aluno a oportunidade de compreender a maneira de viver de personagens históricos que são observadas nas aulas diárias, ao realizar a simulação do jogo com a turma podemos observar a capacidade de utilização do jogo nas mais diversas formas, e a sua importância no aprendizado, observando a capacidade de entendimento dos alunos a partir da experiência e o quanto pode oferecer ao professor como ferramenta de ensino.
Descrição: FAUSTINO, A. H. T. A ludicidade no ensino de História: a utilização do RPG como metodologia de ensino. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18371
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ARTHUR HENRIQUE TEIXEIRA FAUSTINO.pdf943.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.