Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18372
Título: Sexualidade sufocada: censura nas histórias em quadrinhos eróticos no período da ditatura militar (1969 - 1972)
Autor(es): Pinheiro, Luan Augusto Beckman
Palavras-chave: História em quadrinhos
Sexualidade
Regime militar
Censura
Discurso pedagógico
Data do documento: 29-Nov-2018
Resumo: A proposta desta pesquisa tem como objetivo analisar a revista em quadrinhos Estórias Adultas: Gibi moderno como um lugar de fabricação cultural sobre a sexualidade e atuação de um discurso pedagógico informal diante da censura do regime militar no Brasil durante as décadas de 1960 e 1970. Para isto, nos utilizaremos das contribuições de Michel Foucault (1976) em específico os conceitos de discurso, poder, saber e dispositivos da sexualidade para compreender como o discurso repressivo agia e seus motivos de combate a produção cultural erótica. Além de trazer os conceitos de Michel de Certeau(1980) sobre estratégias e táticas para averiguar as astúcias da revista em quadrinhos para se manter sob contexto que gradativamente sufocou o discurso com temática erótica com objetivo de defender a moral e os bons costumes. Como método de análise, utilizaremos análise do discurso de Foucault para identificar a formação discursiva da revista erótica como material pedagógico e a fabricação do saber que legitima por meio das instituições o controle das publicações ditas como nocivas as novas gerações. Além de apontar por meio de fontes documentais a estrutura institucional que era composto a censura perante as publicações eróticas de quadrinhos no Brasil.
Descrição: PINHEIRO, L. A. B. Sexualidade sufocada: censura nas histórias em quadrinhos eróticos no período da ditatura militar (1969 - 1972). 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18372
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LUAN AUGUSTO BECKMAN PINHEIRO.pdf557.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.