Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18376
Título: Histórias em quadrinhos: um instrumento midiático na formação de conceitos políticos
Autor(es): Magalhães, Marcos Paulo Batista
Palavras-chave: História em quadrinhos
Mídia
Conceito político
Gênero textual
Data do documento: 15-Jun-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: A mídia é um dos elementos mais importantes no cotidiano da sociedade, pois ela produz e media significados, além de estar presente a todo o momento em nossas vidas. Podemos ver a mídia como formuladora de valores e conceitos, estes por sua vez, são transmitidos pelos seus meios de comunicação. As histórias em Quadrinhos apresentam-se como um fenômeno midiático do século passado e que a mídia influenciou de maneira significativa, tornando-as instrumentos de entretenimento, cultura e ideais da sociedade atual. Este gênero textual é um dos mais populares do mundo, no qual pessoas de diferentes idades e etnias conhecem e já tiveram a oportunidade de usufruir de uma rica leitura proporcionada por ele. O propósito deste artigo é demonstrar a importância que as histórias em quadrinhos possuem, como ferramenta midiática, e como ela atua na propagação de conceitos políticos, já que é destinada para a massa popular. Para tanto, traz como estudo de caso as histórias em quadrinhos que apresentam conceitos políticos voltados ao tema corrupção, tomando como base teórica Guareschi (2000), Higuchi (2002) e Vergueiro (2009). Compreende-se que a influência das HQs age na formação de conceitos políticos sobre a sociedade e que tais conceitos são de um viés positivo para os seus leitores. Observa-se que as HQs se tornam, cada vez mais, um objeto que significativamente, na realidade que os cercam.
Descrição: MAGALHAES, M. P. B. Histórias em quadrinhos: um instrumento midiático na formação de conceitos políticos. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18376
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos Paulo Batista Magalhães.pdf8.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.